Leticia H. Pabis com reportagem de Nilton Pabis
A 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sediada em Irati, completou 15 anos de instalação e de atuação na região Sudeste do Paraná. A comemoração foi realizada com um jantar que reuniu policiais da ativa e da reserva, autoridades civis e militares, representantes do Judiciário, do Ministério Público e lideranças comunitárias na terça-feira (21), no Centro de Eventos Italiano. O encontro teve como foco o reconhecimento à trajetória da unidade, criada para atender à demanda crescente por segurança nos dez municípios sob sua jurisdição.
O evento foi conduzido pelo comandante da 8ª Companhia, major Márcio Werner Nogueira, que destacou a importância do trabalho conjunto entre corporação e comunidade. “É uma forma de agradecer esse trabalho em conjunto que nós temos, tanto com o Poder Judiciário, com os delegados, com nossos prefeitos, com as câmaras de vereadores, com os nossos policiais militares, também aos empresários e patrocinadores. É muito importante para a gente demonstrar o nosso trabalho e agradecer por este dia de festa, em que todos estão juntos comemorando esses 15 anos da 8ª Companhia”, afirmou o major.
Ao longo de uma década e meia, a 8ª CIPM consolidou-se como referência em policiamento comunitário e de proximidade, investindo em estratégias como a Patrulha Maria da Penha, a equipe tática e o setor de inteligência. “A gente vem evoluindo junto com a sociedade, nosso policial hoje tem que ter nível superior, então a parte da instrução, armamento, viaturas, a nossa técnica policial vem evoluindo durante todo esse tempo e junto com isso a gente está cada vez mais próximo ao cidadão. Nós somos servidores públicos e prestamos um serviço para o nosso cliente, o cidadão de bem, cada vez com maior excelência”, observou o comandante.
A criação da Companhia, em 2009, foi resultado de uma articulação conduzida pelo coronel Renato Taborda, que à época identificou a necessidade de fortalecer o policiamento na região. “Eu lembro quando cheguei aqui, poucas viaturas, pouco efetivo, hoje nós temos efetivo suficiente para atender a população, tem viaturas, novas contratações, equipamento, logística, modalidade de policiamento. Hoje eu me sinto realizado, eu fico muito emocionado de ver que os nossos policiais realmente dão um retorno para a comunidade dentro daquilo que eles esperam”, afirmou Taborda, atualmente na reserva da Polícia Militar.
Durante a celebração, o coronel Cristiano Stocco, comandante do 4º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), reforçou a importância da 8ª CIPM para o equilíbrio da segurança pública regional. “Quando a Polícia Militar instala uma companhia independente, um batalhão, ela está entendendo que aquela comunidade está precisando por ‘n’ fatores, e um deles é o desenvolvimento daquela região. Então, quando há 15 anos a 8ª Companhia foi instalada em Irati, foi justamente por isso. A Polícia Militar previu e entendeu que o desenvolvimento daquela comunidade fazia necessário a instalação”, avaliou.
O coronel também destacou a relevância do policiamento comunitário, adotado como prática permanente pela unidade. “Quando nós falamos em policiamento em proximidade, nós estamos dizendo que queremos estar próximos das pessoas. E essa proximidade gera confiança. Quando elas têm confiança na Polícia, elas trazem suas demandas e a polícia, por sua vez, tem que servi-los com essas demandas, apresentando resultados”, afirmou.
Para Stocco, a 8ª Companhia alcançou bons índices de segurança porque mantém presença constante nos municípios. “Irati e as demais cidades têm índices de criminalidade baixos, mas por quê? Porque os policiais trabalham. Porque os policiais estão na rua, estão presentes. Porque eles estão fazendo a diferença em cada lugar que eles se encontram”, completou.
O comandante regional encerrou sua participação com uma reflexão sobre o significado das homenagens prestadas durante a solenidade. “Uma condecoração é uma honra, mas também uma responsabilidade. Quando colocamos a medalha no peito, estamos assumindo o compromisso de contribuir ainda mais com essa unidade e com a comunidade que ela protege”, afirmou.
Com sede em Irati, a 8ª Companhia da Polícia Militar atua em dez municípios da região e integra o 4º Comando Regional, com sede em Ponta Grossa. Desde sua criação, tornou-se um dos principais referenciais de estrutura e eficiência operacional no interior do estado, mantendo como foco o atendimento à comunidade e o fortalecimento das relações entre polícia e sociedade civil.