Esther Kremer
Na manhã de quinta-feira (10), aconteceu na Câmara de Vereadores de Irati, a solenidade em comemoração aos 169 anos da Polícia Militar do Paraná, organizada pela 8ª CIPM. Na ocasião, estiveram presentes o Comandante da 8ª Companhia Independente, Capitão Henrique Sá Ribas, a Tenente Gisleia Ferreira, a Capitã do Subgrupamento Independente de Bombeiros de Irati, Carla Adriana Spak Sobol, assim como autoridades municipais e regionais.
Aproveitando o momento solene, foram entregues medalhas de “Policial Militar de Bronze, Prata e Ouro” para os militares que completam 10, 20 e 30 anos de serviço, respectivamente e não tiveram nenhuma intercorrência nestes períodos. Ainda, foi entregue uma homenagem ao policial destaque do mês de julho da 8ª CIPM, Soldado Adalton Elias.

O comandante da 8ª CIPM, Capitão Sá Ribas, falou sobre o aniversário da PM e disse que “A Polícia Militar faz 169 anos e está em constante desenvolvimento junto com a comunidade. A intenção é sempre melhorar em todo os quesitos, tanto internamente, quanto no melhor atendimento. É uma instituição antiga, séria, que permanece e merece todo o respeito”.
A Tenente Gisleia Ferreira também falou sobre a solenidade e o aniversário da PM. “Os 169 anos da Polícia é comemorado por todos com muita honra, são anos de muito serviços prestados para a população, prestando segurança, nos expondo, pois somos a instituição que defende a vida, o patrimônio e são 24h de trabalho. Nos dedicamos muito nesta profissão, nos dedicamos pela vida de pessoas que nem conhecemos e é um trabalho muito honrado”, comenta a Tenente.
A Capitã Carla Adriana Spak Sobol falou sobre o trabalho de excelência prestado pela PM e deixou felicitações para todos os policiais. “Parabéns para a Polícia Militar do Paraná, em especial aos policias da 8ª CIPM, eles que diuturnamente sacrificam suas vidas e trabalham pela segurança de toda aa região. Que Deus os abençoe sempre”, disse a Capitã.

NOVO COMANDO DA 8ªCIPM
O Capitão Sá Ribas, assumiu, recentemente, o comando da 8ªCIPM e, em entrevista para a Folha, ele falou sobre os dias em que está à frente da Companhia. “Eu já trabalhei na cidade de Irati, em 2004, a região evoluiu bastante, são 180 mil habitantes, somando toda a região, mas estamos em uma situação confortável a nível de ocorrências, o nível de viaturas é bom, a formação de soldados que só vem para somar. Hoje em dia é uma boa situação, não é ideal, pois o ideal é sempre buscarmos o melhor”, disse.
“A Polícia é muito dinâmica, eu tenho a perspectiva de permanecer na cidade de Irati por pelo menos mais cinco anos, sem pensarmos muito em mudanças, pois a PM desempenha um serviço padronizado em todo o estado, mas a forma de fazer é diferente e vamos implantar isso com o passar do tempo”.

“Nos dedicamos muito nesta profissão, nos dedicamos pela vida de pessoas que nem conhecemos e é um trabalho muito honrado”
Tenente Gisleia Ferreira