Kauana Neitzel
Acontece neste final de semana, entre os dias 16, 17, 18 e 19 de fevereiro, o 50º Rodeio Crioulo Interestadual do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Cupim de Imbituva. Está é uma data emblemática, pois é a comemoração das 50 edições do evento, que é um dos maiores do município. São esperadas cerca de 20 mil pessoas para os quatro dias de festa, entre pessoas da região e, também, de outros estados.
O Rodeio é promovido pelo CTG Cupim e conta com o apoio da Prefeitura de Imbituva. A parceria acontece na parte institucional, sediando parte da estrutura física, que é do município, além de contribuir com alguns investimentos, como a infraestrutura do local, tendo a disposição o pátio de maquinas para limpeza e pintura. A Prefeitura também é responsável pela parte elétrica e a premiação, troféus. Fica disponível para o evento, também, a equipe da Saúde e a Defesa Civil, sempre de prontidão.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Elcio Galvão, relatou que a estimativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas passem pelo parque nos quatro dias, sendo 180 equipes fechadas, cada equipe com cinco laçadores e mais de 100 prendas. Assim, passando dos mil laçadores. “É uma maneira de manter essa tradição e também garantir mais investimento da Prefeitura ao evento”, ressalta Elcio.
O prefeito Celso Kubaski avalia que este é um evento muito importante, “é uma data histórica, são 50 anos do CTG Cupim. Envolve muitos municípios ao redor de Imbituva, tem, inclusive, CTG de outros estados que participam. É uma promoção do município e com certeza grande parte do valor arrecadado permanece dentro de Imbituva”, destaca.
O secretário de Comércio comenta que o Rodeio da cidade é um evento interestadual e grandioso, “além de apresentar a cidade a todas as regiões do Estado, também movimenta o comércio local. A cultura tradicionalista é muito forte no município, então esse evento, embora seja uma festa organizada pelo CTG Cupim, tem todo apoio da Prefeitura Municipal. Este ano em especial comemorando os 50 anos do CTG de Imbituva”, finaliza Galvão.
O município tem uma lei, nº 1855/2021, que reconhece o Rodeio Crioulo, Domingueiras de Laço Comprido, como manifestações culturais e as define como condição de bens de natureza imaterial integrantes ao patrimônio cultural municipal.
Além do Rodeio, as provas equestres, realizadas com cavalos sendo elas de montaria ou de cronometragem, também fazem parte do patrimônio imaterial da cidade. Nas quais é valida a habilidade do atleta em dominar o animal com perícia, além do desempenho do próprio animal, sendo as provas: montarias, provas de três tambores, cavalgada, provas de rédea, cutiano, vaquinha parada, prova de laço e os bailes gaúchos.
Neste ano serão três bailes, na quinta-feira (16) a animação é com Paulinho Mocelin, na sexta-feira (17) quem entra em palco é o grupo João Luiz Corréa e o sábado (18) fecha a sequência de bailes o Grupo TradSul. Os ingressos são vendidos com antecedência e também estarão disponíveis para compra na hora do evento.