Assessoria
A 4ª Regional de Saúde integra a estratégia do PlanificaSUS Paraná voltada à qualificação do cuidado em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa faz parte do processo contínuo de educação permanente promovido no Estado e, somente em 2025, já envolveu mais de 18 mil profissionais participantes do programa.
O PlanificaSUS Paraná, na frente específica de Saúde Mental na APS, tem como foco capacitar profissionais não especialistas, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, para o manejo de transtornos mentais e situações relacionadas ao uso problemático de álcool e outras drogas. A proposta é fortalecer o atendimento na porta de entrada do Sistema Único de Saúde, descentralizando o cuidado e ampliando o acesso antes da necessidade de encaminhamento para a atenção especializada.
Um dos principais instrumentos da capacitação é o Manual de Intervenções mhGAP, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde. A ferramenta reúne protocolos clínicos e diretrizes voltadas ao manejo de transtornos mentais, neurológicos e por uso de álcool/drogas (MNS) por profissionais não especializados, contribuindo para ampliar o acesso ao tratamento ainda na Atenção Primária.
A formação do MI-mhGAP possui carga horária de 24 horas, dividida em seis módulos que abordam temas como depressão e ansiedade, autoagressão e suicídio, psicose, uso abusivo de álcool e outras queixas significativas em saúde mental. A replicação do conteúdo utiliza metodologias ativas, com aulas dialogadas, dramatizações, simulações e recursos multimídia.
Na área de abrangência da 4ª Regional, o município de Teixeira Soares iniciou a replicação do treinamento ainda em 2025, assim como Guamiranga. A expectativa é ampliar o alcance da metodologia e qualificar profissionais de nível superior que atuam na Atenção Primária nos municípios da região.
Em Rebouças, 50 profissionais da rede municipal participam da qualificação que acontece entre fevereiro e março, e busca integrar o conteúdo técnico à rotina das unidades básicas de saúde. A expectativa é ampliar o alcance da metodologia e qualificar profissionais de nível superior que atuam na Atenção Primária nos municípios da região.
A diretora da 4ª Regional de Saúde, Cristiana Schvaidak, destacou que a qualificação representa um avanço na organização do cuidado. “Quando fortalecemos a Atenção Primária, conseguimos atuar de forma mais próxima da população e dar suporte aos profissionais que estão no dia a dia das unidades. Essa capacitação contribui para que as equipes se sintam mais seguras no manejo das situações de saúde mental e melhora o fluxo de atendimento dentro da própria rede”, afirmou.