Esther Kremer e 4ª Regional de Saúde
A 4ª Regional de Saúde tem realizado diversas ações voltadas a Rede de Atenção Psicossocial em toda a região. O objetivo é ampliar o cuidado em saúde mental e garantir atendimento mais humano e resolutivo. Segundo a equipe da 4ª Regional, estão sendo realizadas uma série de visitas e encontros para reestruturar os serviços junto aos municípios.
Foram visitados o CAPS Microrregional Rio Azul-Mallet, o CAPS de Imbituva, o CAPS Regional de Irati e as equipes de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares, que em breve contarão com um CAPS microrregional. Também foram realizadas conversas com representantes dos demais municípios da regional para alinhar estratégias sobre o funcionamento da rede de saúde mental.
Na semana passada, aconteceu a Câmara Técnica de Saúde Mental, reunindo a equipe da 4ª Regional de Saúde, representante do nível central da Secretaria de Estado da Saúde, apoiadora do COSEMS e representantes municipais. O encontro discutiu o manejo dos atendimentos, os fluxos da rede e trouxe como destaque a experiência exitosa do CAPS Microrregional Rio Azul-Mallet, que apresentou suas práticas e resultados no cuidado aos usuários.
A construção dessa rede integrada é essencial para que a população tenha acesso a um cuidado de qualidade, livre de preconceitos e estigmas que ainda cercam os transtornos mentais. “A saúde mental deve ser tratada com a mesma seriedade e prioridade que a saúde física, garantindo dignidade e acolhimento a todos”, disse a chefe da 4ª Regional, Cristiana Schvaidak.