Assessoria 4ª Regional de Saúde
A 4ª Regional de Saúde realizou, na quarta-feira (29), uma capacitação sobre Síndromes Gripais e o sistema de informação SIVEP Gripe. A atividade foi organizada pela Seção de Vigilância Epidemiológica da 4ª Regional de Saúde, em parceria com a Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis (DVVTR), da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA).
A capacitação teve como palestrante Ana Carolina Geffer Dalla Vecchia Fiorentin, enfermeira e referência técnica estadual. O público-alvo foi formado por profissionais da Atenção Primária à Saúde, Vigilância Epidemiológica, hospitais, pronto atendimentos e Unidade Sentinela, representada pelo Pronto Atendimento de Irati. Participaram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam no atendimento, notificação e acompanhamento dos casos.

Durante o período da manhã, no Auditório da 4ª Regional de Saúde, foram abordadas as características gerais da Influenza e de outros vírus respiratórios. A programação tratou de definições de caso, manejo clínico, tratamento, notificação, coleta de amostras e indicadores no Estado. No período da tarde, a capacitação teve continuidade no laboratório de informática da Faculdade São Vicente, em Irati. Nesta etapa, técnicos da Vigilância Epidemiológica Municipal e da Unidade Sentinela participaram de um treinamento específico no sistema SIVEP Gripe, utilizado para a notificação dos casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, além do monitoramento dos indicadores.
A chefe da Vigilância Epidemiológica da 4ª Regional de Saúde, Patrícia Yumi Correa Machado, explicou que a capacitação teve como objetivo atualizar as equipes municipais e alinhar os fluxos de atendimento e notificação. “A realização desta capacitação representa mais um importante passo no fortalecimento das ações de Vigilância Epidemiológica da Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave em nossa região. Além da atualização teórica, foi possível proporcionar aos participantes uma vivência prática no sistema de informação, tornando o aprendizado mais dinâmico, efetivo e alinhado à realidade dos serviços de saúde”, afirmou Patrícia.
Além do uso do SIVEP Gripe, a atividade reforçou a importância da notificação correta e da coleta de amostras dentro dos critérios estabelecidos. Essas informações contribuem para o acompanhamento da circulação dos vírus respiratórios, para a análise dos indicadores e para o planejamento das medidas de prevenção e controle nos municípios.
“Gostaria de registrar nosso sincero agradecimento à Faculdade São Vicente pela parceria e pela gentil disponibilização do laboratório de informática. O apoio da instituição foi fundamental para viabilizar a etapa prática da capacitação, oferecendo aos profissionais uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades e contribuindo diretamente para a qualificação das equipes”, finalizou Patrícia.
O chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 4ª Regional, Márcio Schoenherr, destacou que a atualização das equipes é importante para organizar a resposta dos serviços de saúde diante dos vírus respiratórios. “As síndromes gripais exigem atenção constante das equipes, desde o primeiro atendimento até a notificação e o acompanhamento dos casos. Quando os profissionais conhecem os critérios, os fluxos e o sistema de informação, conseguimos qualificar os dados, identificar melhor o cenário da região e orientar as ações de vigilância de forma mais organizada”, afirmou Márcio.
A capacitação também buscou aproximar os diferentes pontos da rede que atuam no atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios. A integração entre Atenção Primária, vigilâncias, hospitais, pronto atendimentos e Unidade Sentinela permite que os casos sejam identificados, registrados e acompanhados de forma mais adequada.