Karina Ludvichak, com informações da Secom de Irati
Na segunda-feira (9), Irati deu as boas-vindas a Diego Luiz Ribeiro Troncha, novo delegado da 41ª Delegacia da Polícia Civil do município. Ele assume a função no lugar de Paulo Eugênio Ribeiro. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Jorge Derbli, vice-prefeita Ieda Waydzik, além do delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial, Nagib Nassif Palma, delegado Maurício Souza da Luz e demais autoridades.
O novo delegado é de Minas Gerais, onde atuou como investigador e no setor de inteligência da polícia, com relevante experiência no serviço público. Diego assume o cargo pela primeira vez. Segundo o delegado, ele pretende trabalhar em conjunto com as demais forças de segurança para desempenhar um trabalho de referência. Ele comentou que gostou bastante da cidade e fala sobre as expectativas para atuar no novo cargo.
“Tenho uma expectativa muito boa e, ao mesmo tempo, é um grande desafio substituir o delegado Paulo, que fez um excelente trabalho. Quero dar continuidade a tudo o que ele fez”, observa.
O prefeito Derbli deu boas-vindas ao novo delegado e agradeceu o trabalho realizado por Paulo Eugênio Ribeiro nos últimos anos em Irati. Ele também destacou que em sua gestão foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. “A Guarda Municipal desempenha trabalhos em parceria e sempre que solicitada colabora em diversas situações sempre pensando na proteção e bem-estar da população”, ressaltou.
O delegado Paulo, que atuou em Irati durante sete anos, assume nova função na Polícia Civil do Paraná. Ele agradeceu por ter tido a oportunidade de atuar na 41ª Delegacia de Irati ao longo desses anos. “Eu acredito que o novo delegado que vai assumir vai dar continuidade a este trabalho de enfrentamento que nós estávamos fazendo”, disse.
O delegado-chefe da 13º Subdivisão Policial de Ponta Grossa, destacou que a região dos Campos Gerais está recebendo 15 novos delegados, que vão reforçar o setor de segurança. Além de Irati, as comarcas de Rebouças e Teixeira Soares também passam a contar com delegados. “Irati tem grande importância regional e trabalhamos para que futuramente tenha dois delegados”.
Ele esclarece que é importante a integração de novos delegados para aumentar a eficiência da segurança na região e no estado. “É importante lembrar que nós estávamos com um falta total de mais de 50% de falta de delegados no estado e, agora, a nossa região é a maior subdivisão do interior do Paraná, e também esteva com uma deficiência intensa desses cargos, tanto é que os demais delegados estavam acumulando funções”, esclareceu Nagib.
Derbli comentou sobre o trabalho realizado pela gestão junto ao Governo do Estado para que Irati possa ter uma subdivisão policial, assim ampliando a sua estrutura e serviços, como atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, além de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML). Também informou que em breve o município contará com uma parceria com o Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Depen) para ressocialização de detentos.