Leticia H. Pabis com reportagem de Nilton Pabis
Nos dias 24 e 25 de setembro, aconteceu em Mallet o 3º Festival Gastronômico e Cultural, que contou com diversos pratos típicos das culturas polonesa, ucraniana e alemã. O evento aconteceu no Parque dos Imigrantes.
Além das comidas típicas, houve a apresentação de grupos folclóricos e talentos da região
No final de semana também aconteceu o lançamento das garrafas Steinhaeger, estampadas com ilustrações de artistas plásticos malletenses, em alusão aos 110 anos do município. As garrafas são resultado de uma parceria da Prefeitura com a Destilaria Steinhaeger Doble W, são uma representação da cultura e turismo local e sua tiragem foi limitada, sendo um especial de aniversário do município.
Israel Checozi é artista em Mallet e conta como foi o processo para que esta parceria se realizasse. “Foi uma ideia em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, onde três artistas do município pintaram obras históricas, o prédio da antiga Prefeitura, um casarão antigo e a Igreja da Serra do Tigre. Estas obras foram uma parceria com a Destilaria Doble W, que ganhou prêmios duas vezes consecutivas como melhor Steinhaeger do mundo, e eles tem essa garrafa de luxo, uma garrafa de porcelana, onde eles estampam obras e marcas, então, fizemos estas três obras estampadas nas garrafas com uma tiragem limitada, comemorativa aos 110 anos do município”, relatou.
As únicas 100 garrafas estavam sendo vendidas à um valor de R$130,00 sem nenhum lucro por parte da Prefeitura ou dos artistas, apenas o valor do produto.
Mallet é o local de nascimento de Miguel Bakun, considerado um dos maiores artistas plásticos nacionais. “Tivemos grandes artistas aqui, e a arte estava sendo esquecida, em 2017 começamos um projeto de aulas de desenho no município e atualmente temos mais de 30 artistas plásticos que estão sempre expondo suas obras, não só em Mallet, mas em todo o estado”, contou Israel.
As comidas tradicionais polonesas, ucranianas e alemãs foram feitas por grupos folclóricos tradicionais no município, como o Grupo Folclórico Ucraniano Spomen, Grupo Folclórico Polonês Mazuri e descendentes alemães. Entre os pratos foram servidos Pierogi, Bigus, Sernik, Kanpka, Galinhada com salada de repolho e mandioca, cucas, bolachas, sagu, rapadura, pé de moleque, puxa-puxa, holoptsi com salada, molho de linguiça e krin, kutiá, além das cervejas caseiras.
MAIS QUE CENTENÁRIO
Mallet completou 110 anos na quarta-feira (21). No calendário de comemoração estavam previstos a celebração dos 100 anos do Prédio Histórico da Prefeitura, na terça-feira (20), e um desfile cívico na manhã do dia 21, porém ambos foram cancelados por conta das chuvas.