Além da venda de livros, evento promoveu ações gratuitas para alunos da rede e munícipes
Karina Ludvichak
Em homenagem ao Dia Mundial do Livro Infantil, comemorado no mês de abril, a Secretaria de Educação de Fernandes Pinheiro promoveu entre os dias 15 e 19 a 2ª edição da Feira Literária. O evento, que tem como objetivo incentivar o habito da leitura e valorizar a educação, além da venda de livros também promoveu um série de ações gratuitas para os alunos da rede e população em geral.
Durante os cinco dias, passaram pela 2ª Feira Literária cerca de 1500 alunos da rede municipal de educação do município.
Evento contou com a exposição e venda de livros e como novidade teve a contação de histórias, exposição de “boas práticas literárias” dos professores do município, lançamento do livro “Memórias II” de Fernandes Pinheiro e ações voltadas à saúde vocal e mental.
Izabel Jorge, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, ressalta a importância da iniciativa e conta que as obras infantis estavam sendo vendidas a partir de R$ 1,50, e, além de incentivar a prática da leitura, a feira também serviu para que os alunos pudessem desenvolver a matemática financeira. “Nossas crianças estão cada vez mais virtuais. E o livro é uma coisa que a gente percebe que as crianças não têm muito acesso, não tem muita procura. Então essa é uma ação para incentivar a leitura, e, consequentemente, o desenvolvimento de aprendizagens da escrita, da leitura e da oralidade”, explica.
No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, por isso, a fonoaudióloga Joseane Aparecida Ferreira promoveu uma ação sobre saúde vocal para os professores da rede. “Para o professor é importantíssimo esse cuidado, visto que ele usa a voz como instrumento de trabalho”, ressaltou Joseane, que explicou aos profissionais da educação como a voz funciona e quais os cuidados básicos que se deve ter para garantir a saúde das cordas vocais.
A psicóloga da Secretaria de Educação do município, Gisele Roessler, trouxe ao público da feira o tema acerca da saúde mental, e alerta: a leitura é muito importante para a saúde do cérebro. “É uma atividade que nos proporciona prazer e nos traz relaxamento para o estresse do dia a dia”, destaca.
A nutricionista da Educação, Mauricila de Campos França, também fez uma receita junto com os estudantes que visitaram o local. “O objetivo foi incentivar os hábitos alimentares saudáveis através de uma atividade envolvente e educativa”, observa.
AGRADECIMENTOS
Isabel aproveitou o momento para agradecer a todos que tornaram a ação possível e contribuíram com doações para que os alunos pudessem comprar os livros na feira. “Nossos agradecimentos as empresas parceiras da Feira Literária: Gênesis Transportes, Max Truck, Mercado Carneiro, Pinheirão materiais de construção, Construcenter, Mercado Bom preço. Também, nosso agradecimento ao Sicredi Irati pela doação de Gibis, sobre Educação Financeira”, finaliza.