Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 21:45, 15°C

Durante o evento também aconteceu a Assembleia Geral do Sindicado Rural para a definição de diretrizes de 2025
Foto: Sindicato Rural de Guamiranga

Karina Ludvichak

O Sindicato Rural e Guamiranga promoveu, na última sexta-feira (25), o 1º Encontro de Produtores Rurais do município e a Assembleia Geral para a definição de diretrizes de 2025. Reunindo mais 120 produtores, o evento buscou fortalecer o setor e impulsionar novas conquistas.

A ocasião foi uma oportunidade para que o Sindicato Rural pudesse reafirmar o motivo pelo qual foi fundado: representar, unir e fortalecer o movimento dos homens e mulheres que dedicam suas vidas ao campo. “Juntos, garantimos direitos, impulsionamos o desenvolvimento e seguimos firmes na construção de um futuro sustentável para o agro”, declara a mensagem divulgada pelo Sindicato através do perfil no Instagram.

O evento aconteceu no Auditório do Centro de Treinamento da Agricultura (CTA) e contou com uma programação diversificada, com foco na aprendizagem e compartilhamento de experiências.

Foto: Sindicato Rural de Guamiranga

Foram foco de debate os seguintes temas: Da Tradição à Inovação: Renovando o Agro com Sucessão Familiar; Sucessão familiar: preparando a próxima geração; Fundamentos da Sucessão Familiar: da preparação ao planejamento antecipado; Estratégias Legais e Financeiras: aspectos críticos para uma transição sem conflitos; Engajamento da Nova Geração: como incentivar a participação ativa e interessada dos jovens; Mulheres e jovens do Agro: papel das mulheres na gestão e sucessão das propriedades rurais; e Melhores Práticas: recomendações para uma sucessão bem-sucedida.

Como convidado especial, participou do evento o palestrante Luciano Salamacha, muito conceituado na área, mentor de CEOs e especialista em neurociência aplicada aos negócios.

MOVIMENTO JOVEM NO CAMPO

Com o envelhecimento das primeiras gerações ligadas ao campo, o Sindicato Rural de Guamiranga tem voltado seu olhar ao movimento jovem dentro deste cenário e tem desenvolvido, em conjunto com a gestão municipal, ações que incentivam e apoio as gerações mais jovens no setor agro, visando a sucessão familiar. “O futuro do agro depende da valorização do conhecimento, inovação e continuidade, garantindo que as próximas gerações sigam fortalecendo nossas raízes”, destacam representantes do Sindicato.

Como forma de ampliar as perspectivas das novas gerações no setor, além da promoção dos eventos e palestras direcionadas, no decorrer de um ano, foram promovidos no município: 26 cursos via Senar, com mais de 300 pessoas capacitadas; um total 36 eventos promovidos no município ou que os grupos de Guamiranga participaram, onde cerca de 300 pessoas foram nas viagens; além de cerca de 200 pessoas que realizaram avaliação e saúde visual através do incentivo do Sinticado.

Leia outras notícias