Leticia H. Pabis com reportagem de Nilton Pabis
Entre os dias 19 e 21 de setembro, Imbituva realiza a primeira edição da FEAGRO, Feira do Agricultor, no Parque Ambiental. A proposta reúne iniciativas intersetoriais voltadas a valorizar produtores e produtoras rurais do município, com espaço para negócios, formação, cultura e lazer.
A secretária municipal de Agricultura e Pecuária, Cristiane Tabarro Borgo, explica que cada detalhe da feira foi pensado para os agricultores. “O parque é dotado de tamanha beleza aqui no município de Imbituva, e foi escolhido para trazer realmente essa energia da primavera, da natureza, para que seja um espaço acolhedor para todas as famílias”, comentou Cristiane.
O pavilhão central receberá apresentações culturais e palestras técnicas, enquanto tendas de empresas ocuparão o entorno e a área asfaltada até o lago será destinada a máquinas e equipamentos. Mais de 28 empresas confirmaram participação direta ou indireta.
Na programação, a sexta-feira (19) abre com ato oficial e anúncios de novos programas. Entre eles, a adesão de Imbituva ao selo SUSAF, certificação estadual para agroindústrias de produtos de origem animal, e o lançamento do programa Sabores da Terra, que dará suporte a pequenos produtores. A feira também marcará a entrega do selo do Serviço de Inspeção Municipal para a primeira agroindústria de embutidos da cidade. “O problema hoje não é a comercialização, é a produção, e é para isso que nós estamos nesse movimento de fortalecimento, para que isso cresça cada vez mais. Para que o produtor, de fato, tenha alguém que caminhe do lado dele”, adicionou a secretária.
O espaço Sementes da Terra reunirá agroindústrias locais, associações e microempreendedores, comercializando produtos coloniais e artesanais. O parque também abrigará o Mini Museu do Agricultor, com exposição de equipamentos, sementes crioulas, fotografias e maquetes.
A programação cultural inclui o desfile da Rainha da FEAGRO e a apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira na sexta-feira à noite. No sábado (20), estão previstas palestras sobre conservação de solos, fumicultura e integração lavoura-pecuária, além de uma tarde dedicada às mulheres rurais, que sediará o 2º Encontro Regional de Mulheres do Campo. A noite terá concurso musical, apresentações culturais e danças.
No domingo (21), acontece o passeio ciclístico com saída do parque até a comunidade de Moquém, onde os participantes serão recebidos por produtores locais com um café colonial. O dia também terá churrascada beneficente em prol da UniBem e torneio de pesca.
Para a secretária, a realização da feira inaugura um espaço de integração entre campo e cidade. “Venham prestigiar o nosso evento. A FEAGRO foi organizada pensando em todos vocês. Tem para todos os gostos e em algum momento espero poder encontrar com vocês aqui”, convidou Cristiane.