Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 18:32, 21°C

O objetivo foi de incentivar a adoção responsável de animais em situação de rua
No domingo (04), no Parque Aquático, foi realizada a 1º Feira de Adoção de Pets - Foto: Fabiana De Godoy Rocha

Sthefany Brandalise

Mesmo com o frio, a Feira de Adoção de Pets aqueceu o coração do público no domingo (04), no Parque Aquático, em Irati. Ela foi promovida pela Secretaria Municipal de Proteção Animal, junto com o Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (COMBEA) e oportunizou a adoção de 22 animais.

A mesma teve como objetivo conscientizar o público sobre o abandono e promover a adoção responsável de cães e gatos, que foram encontrados em situação de rua e acolhidos por Protetores Independentes.

Para efetuar a adoção, era necessário preencher um formulário, que teve como finalidade a castração gratuita desses animais, futuramente. A previsão é que ocorra em 6 meses, ou quando o animal tiver idade apropriada, e será oferecida pela Secretaria de Defesa Animal.

Wagner Beida, secretário de Defesa Animal, falou sobre como foi o surgimento dessa feira. “Estamos fazendo em conjunto, Secretaria e Conselho, e também com as protetoras, que estão ajudando. Foram elas que trouxeram os animais para a doação, a intenção é doar o máximo possível desses animais, que estão em casos precários, retirados de rua, e que foram acolhidos pelas protetoras”, comenta.

Fabiana De Godoy Rocha, presidente do Conselho Municipal do Bem Estar Animal, comentou sobre a importância da feira para Irati. “A gente acredita que é a primeira de muitas, para Irati é um acontecimento histórico e que vai, sim, ajudar na questão dessa conscientização da adoção responsável”, disse.

“A intenção é doar o máximo possível desses animais, que estão em casos precários, retirados de rua”.

Wagner Beida

O evento também contou com a participação de Joseleine Pires, estudante do 4º ano de Psicologia, que explicou sobre como os animais podem melhorar a saúde mental das pessoas. “O animal atua como um coterapeuta, ajudando na depressão, ansiedade e melhorando os sintomas que veem através dessa doença”, disse.

No local, também houve a venda de roupinhas para os animais e uma caixa de arrecadações, que será destinada para a compra de alimentos para os cães que se encontram em situação de rua.  Durante a feira, algumas pessoas também fizeram doações de ração para os animais.

Leia outras notícias