Esther Kremer
Na manhã de sábado (09) aconteceu no barracão da Feira de Malhas Francisco Barros, em Imbituva, a 1ª Expo Ovinos da Feira Agropecuária da Ovinocultura do município. A feira contou com a presença de diversos produtores da região, palestrantes e assadores profissionais de carne.
No evento, houve exposição de maquinário e animais de raça, palestras sobre criação e venda de ovinos, venda de produtos de agropecuária, shows com artistas locais, praça de alimentação e um almoço com diversos tipos da carne de borrego. Também houve sorteio de um borrego para as pessoas que compraram o convite do almoço.
“A ovinocultura gera renda, empregos e é importante para todos do município” – Zaqueu Bobato
O prefeito do município, Celso Kubaski, esteve presente no evento e comentou sobre a importância de incentivar o pequeno produtor no município. “Através de conhecimento, incentivo, das feiras de exposição, como é o caso da 1ª Expo Ovinos, os criadores terão a possibilidade de conhecer melhor o produto e a disponibilidade de trabalho neste ramo”, disse o prefeito.
Zaqueu Bobato, vice-prefeito de Imbituva, também prestigiou a feira e enfatizou a importância da valorização dos pequenos produtores. “É uma valorização da produção local dos nossos agricultores, é uma boa alternativa, gera renda e empregos”.

Segundo Bobato, 70% dos produtores da cidade são de pequenas propriedades e é por este motivo que a Prefeitura precisa buscar diversificação no setor da agropecuária. “Nós temos uma equipe boa, um orçamento voltado para este setor e é preciso fomentar projetos, direcionar verbas e promover mais momentos como esta feira”, disse o vice-prefeito.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Tiago Souza Castro, foi um dos idealizadores e comentou sobre a realização. “O evento foi muito bom, quero agradecer a todos os produtores que estiveram presentes, o prefeito Celso, o vice Zaqueu, toda a população que prestigiou e a Associação dos Agricultores. Foi um ótimo evento, com palestras importantes e um almoço de qualidade”.
A feira contou com a participação dos palestrantes e criadores de ovinos Juliana Ferreira Borges de Freitas que é zootecnista e do engenheiro de software, Átila de Freitas Júnior. A palestra foi sobre tecnologia no agronegócio e os benefícios da ovinocultura na região.
Borges explica que para o melhor monitoramento do rebanho criou um software chamado “Sistema Ovinos” que ajuda o criador a controlar o crescimento dos animais até o momento em que vão para o abatedouro.

“Foi desenvolvido este sistema para controle melhor na nossa propriedade, hoje está disponível para todos e de forma gratuita. O software faz toda a gestão do rebanho, oferece os indicies zootécnicos da propriedade e a melhor tomada de decisão, a melhor forma de venda deste produto e isto vai consolidar a qualidade”, explica o criador e engenheiro.
Segundo Juliana, é um bom momento para investir no setor de ovinos e que a tecnologia está ajudando no processo. “É um setor em extrema expansão e com resultados muito positivos. Na palestra nós demonstramos as carnes rastreadas pelo software do Sistema Ovinos e cada animal cadastrado no sistema vai ter um QRCode, isto ajuda muito porque acompanha o animal na gestação, no crescimento e no abate”, disse.
A veterinária da cooperativa Cooper Aliança, Estefani Camile dos Santos, explica que o evento foi importante por reunir os produtores de Imbituva e que a cooperativa quer fazer uma ponte de comercialização e está disponível para ajudar. “Nós estamos à disposição dos produtores e garantimos o destino final do produto”, disse Estefani.