Karina Ludvichak
Rebouças se prepara para receber a 1ª Expo Agro do município, marcada para os dias 24, 25 e 26 de julho. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio, tem como objetivo central valorizar o agronegócio local, impulsionar negócios e apresentar inovações para o campo.
“Estamos organizando a primeira Expo Agro Rebouças, um evento de negócios voltado exclusivamente ao setor agropecuário”, destacou Jaderson Luiz Molinari, secretário da pasta. “A abertura oficial será na quinta-feira (24), às 13h, com início da exposição de stands de maquinários, insumos e tecnologias inovadoras. É o que o mercado agrícola tem de mais atual para a safra 2025/2026”, completa Jaderson.
Segundo o secretário, na sexta-feira (25), a programação começa às 8h30 com uma série de palestras técnicas que vão abordar temas como hortifruticultura, erva-mate, bacia leiteira, produção de grãos (soja, milho, feijão, trigo), avicultura e suinocultura. “Rebouças é forte em diversas cadeias produtivas e queremos que o produtor conheça novas tecnologias e tendências do mercado. Já são mais de 30 empresas confirmadas, o que mostra a importância do evento”, acrescentou.
O encerramento da feira, no sábado (26), será marcado por um dia mais festivo. Estão previstos um tratoraço pelas ruas da cidade e o 3º Festival da Agricultura Familiar, organizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a CONDAFAR. A programação inclui festival de música caipira, concursos culinários e de fotografia, com início às 8h30 e encerramento às 17h.
Apesar das atrações culturais, que promovem um momento de diversão e lazer, Molinari destaca que o objetivo do evento é trazer formação, integração e oportunidades voltadas ao campo. “A Expo Agro não é um evento voltado para shows musicais, e sim para negócios. Nosso objetivo é trazer o agricultor para dentro desse momento, para que ele conheça o que há de mais novo no setor. A agricultura move a economia do município, da região e do Brasil, do pequeno ao grande produtor”, afirmou.
Além das secretarias municipais, o evento conta com parcerias de instituições como Banco do Brasil, Sicredi, Cresol, Sicoob, além de empresas de planejamento de safra e entidades sindicais. “O momento é muito oportuno, principalmente com o recente lançamento do Plano Safra 2025. Estamos motivados e com uma grande expectativa. Mas o principal é contar com a presença dos nossos agricultores, que são a razão de todo esse movimento”, reforçou o secretário.
A Expo Agro Rebouças promete marcar o calendário da agricultura regional como um espaço de diálogo, tecnologia, negócios e valorização da produção local.