Irati PR, 01:12, 13°C

Com encerramento no sábado (26), evento comemorou o Dia do Colono e Motorista e Dia do Agricultor com um grande tratoraço
Agricultura representa mais de 63% da arrecadação do município - Foto: Prefeitura de Rebouças

Karina Ludvichak

A cidade de Rebouças realizou sua 1ª Expo Agro, entre os dias 24 e 26 de julho, reunindo tecnologia, negócios, palestras, cultura e o 1º Tratoraço em comemoração ao Dia do Colono e Motorista e Dia do Agricultor. A feira aconteceu em frente à antiga Loja Grande Sol e já na abertura contou com a presença de autoridades e grande participação popular, sendo uma importante vitrine de negócios para os produtores da região.

De acordo com prefeito do município, Laércio Cipriano, a iniciativa surgiu para valorizar a agricultura, responsável por mais de 63% da arrecadação do município, e foi construída com apoio da prefeitura, da iniciativa privada e dos produtores locais. “Não é uma festa, é uma feira de negócios onde o pessoal pode conhecer as inovações que tem no meio rural. É um evento tanto para o agricultor pequeno quanto para o grande. No primeiro momento nós mostramos também a força política, com a participação das autoridades, onde as pessoas podem conhecer mais o município, principalmente a força do agro”, destaca Cipriano.

Foto: Prefeitura de Rebouças

Com mais de 50 empresas expositoras, a Expo Agro foi criada com foco na geração de negócios e na inovação no campo. Segundo o secretário de Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria, Comércio e Trabalho de Rebouças, Jader Molinari, o evento foi um sucesso, indo além do que havia sido planejado. “Superou as expectativas. No início de tudo a ideia era trabalhar com poucas empresas, por ser a primeira Expo Agro Rebouças que a gente estava lançando. E ficamos felizes por superar o número de 50 empresas no local da Expo”, disse.

Instituições financeiras, empresas de maquinário e representantes da agricultura familiar apresentaram soluções e puderam fechar acordos durante o evento. Palestras com especialistas e órgãos como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o IDR-PR trouxeram informações sobre crédito rural, bioeconomia, energias renováveis, incentivos à agricultura familiar, além de novidades sobre o Plano Safra 2025/2026, fortalecendo ainda mais o papel do evento como ferramenta de desenvolvimento local.

“Nesse ano o PRONAF vem com muitas novidades em área de pequenas máquinas, agroecologia, crédito para mulher, crédito para jovens, para construção e reforma de casa, com valor já ampliado, para regularização fundiária e para compra de máquinas, que é muito importante também para que a agricultura familiar deixe penosidade de lado e possa produzir com muito mais conforto”, comenta Leila Aubrift Klenk, Superintendente Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná sobre o novo Plano Safra.

Foto: Prefeitura de Rebouças

A respeito do Plano Safra, Herlon Almeida, coordenador Estadual de Energias Renováveis do IDR-PR aponta que as perspectivas são positivas, principalmente para a agricultura familiar. “Eu acho que está um cenário extremamente favorável para os produtores, porque todos nós sabemos que a produção de alimentos, além do Brasil precisar de muito alimento, eles estão com preços bons para os agricultores”, acrescenta.

Um dos destaques da programação foi Tratoraço, que aconteceu no sábado (26), com concentração de tratores e bênção religiosa, simbolizando a fé, a tradição e o reconhecimento ao trabalho dos agricultores, colono e motoristas. A Expo Agro representa um novo capítulo no fortalecimento do agronegócio regional e reforça o compromisso do município com o futuro do campo. “É bom ver todo esse povo, os empreendedores, as pessoas que movimentam a agricultura. Tanto do pequeno ao grande produtor estarem neste evento. E pode ter certeza que é a primeira de muitas Expos”, finalizou Jader.

Leia outras notícias