Esther Kremer
Os 119 anos de Irati foram celebrados na quarta-feira, 15 de julho, com uma programação voltada a valorização das etnias que ajudaram a construir a história do município, pela forte presença do público e por uma proposta que uniu memória, gastronomia, cultura e confraternização. Realizado no CT Willy Laars, o evento reuniu ato cívico, ato ecumênico, cavalgada, ciclismo, a Feira das Culturas e Sabores, apresentações artísticas, feira sustentável, exposição de maquetes, além da presença de feirantes locais.
A programação começou com a saída da cavalgada e do ciclismo da Estação Ferroviária, com destino ao CT, onde ocorreu o ato cívico e ato ecumênico, dando o tom institucional e simbólico da data. Ao longo do dia, o público também pôde visitar a exposição de maquetes “Irati do Presente, Passado e Futuro”, circular pela feira sustentável, acompanhar apresentações artísticas e aproveitar a área kids gratuita. Ainda, durante o horário do almoço, que se estendeu em grande parte da tarde, a Feira das Culturas e Sabores reuniu pratos típicos inspirados nas tradições brasileira, polonesa, ucraniana, alemã e italiana, reforçando a identidade multicultural da cidade.

O prefeito Emiliano Gomes afirmou que a proposta de realizar uma feira gastronômica voltada às raízes culturais de Irati era um desejo antigo, mas que ainda não havia sido consolidado em uma data simbólica como o aniversário do município. Segundo ele, foi decidido transformar o 15 de julho em um momento de celebração dos povos. “A gente decidiu optar pela celebração de povos, de danças que teremos aqui, de apresentações, mas também aquilo que nos une na mesa, que é a comida, a gastronomia. É uma novidade que deu super certo e tenho certeza que vai continuar dando certo todos os próximos anos”, disse.
A feira gastronômica reuniu pratos e bebidas inspirados nas diferentes influências que marcam a formação de Irati. No espaço dedicado ao Brasil, o cardápio contou com feijoada, dadinho de tapioca, pirogue frito, coxinha, bolinha de queijo, batata frita, sucos naturais, caipirinha e brigadeiro. Na Alemanha, o público encontrou bratwurst no pão, cuca alemã e outros sabores típicos. A Ucrânia foi representada por pierogue com molho de carne, bolo de mel, kutiá, cerveja caseira e xixo. Na ala da Polônia, apareceram itens como kremowska, nalesniki, szarlotka, bigos, barszcz e o chamado caramujo polonês. Já a Itália levou ao evento polenta frita, polenta carbonara, macarrão com molho de frango, doces, vinho, suco de uva e quentão.
Segundo a organização, Irati foi construída por muitas mãos e por diversos povos, lembrando a presença de ucranianos, poloneses, alemães, italianos, brasileiros e tantas outras origens que ajudaram a formar a cidade. “Essa herança continua viva nas receitas de família, nas danças, na música, nas festas religiosas, no artesanato e nos valores transmitidos entre gerações”, disse o prefeito.
Para o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa (Alep), Hussein Bakri, a programação do aniversário representou bem a posição que Irati ocupa no cenário paranaense. “Esse evento retrata tudo o que Irati é e representa. De alguma maneira, ele retrata. Todas as culturas foram valorizadas”, afirmou. Segundo ele, a cidade tem peso no contexto econômico, social e cultural do Estado e merece ter sua data celebrada com grandeza. “Por isso, fiz questão de estar presente, mesmo com compromissos em Curitiba, justamente por entender a relevância do momento para o município”.

A vice-prefeita Larissa Mazepa destacou o caráter afetivo da programação e a forma como o evento despertou memórias na população. “Nós estamos fazendo parte da história de Irati, dos 119 anos de Irati. Eu não imaginava que tantas pessoas iam aderir. Mas principalmente ver no olhar das pessoas aquele gostinho de infância, aquele gostinho de comida de vó, aquele gostinho de comida do vô”, disse. Para Larissa, esse resgate é essencial para que o município não perca a conexão com suas origens. “É muito importante que nós tenhamos o nosso passado dentro de nós, para que a gente não esqueça de onde a gente veio”, completou.
O secretário de Turismo de Irati, Adriano Godoi, foi um dos idealizadores do evento, juntamente com a secretária de Planejamento Bruna Nadal, e explicou que a realização da feira partiu de um projeto maior, pensado inicialmente para ser desenvolvido em vários momentos do ano e em diferentes localidades. Depois, a proposta foi adaptada e submetida a edital, até ser aprovada no formato apresentado.
“Quem vive aqui talvez não saiba o que as pessoas falam de Irati lá fora!
Irati representa muito o contexto econômico do Paraná.
No âmbito econômico, social e cultural”Deputado estadual e líder do Governo, Hussein Bakri
Segundo ele, a ideia central sempre foi resgatar a história dos imigrantes e de todos aqueles que ajudaram a construir o município. “Surgiu de uma ideia de a gente resgatar essa história, tudo aquilo que os imigrantes e as pessoas que construíram Irati pudessem estar aqui mostrando um pouco da sua cultura, da sua fé e principalmente da gastronomia”, afirmou.

Já o prefeito de Rio Azul e presidente da Amcespar, Leandro Jasinski, prestigiou o evento e afirmou que a comemoração de Irati extrapola os limites do município e tem reflexos para toda a região. “Irati, para nós, eu sempre brinco, que é a nossa metrópole. Quando Irati cresce, os municípios vizinhos também avançam. Fiz questão de participar da festa ao lado da primeira-dama de Rio Azul, inclusive para conhecer de perto a proposta da feira cultural e gastronômica. Quem sabe, podemos replicar este modelo nas demais cidades”, disse.
36º RODEIO CRIOULO DE INTEGRAÇÃO
As comemorações pelos 119 anos de Irati não se encerram no dia 15 de julho. A programação festiva do município segue entre os dias 17, 18 e 19 de julho, com a realização do 36º Rodeio Crioulo de Integração, no Centro de Tradições Willy Laars. Tradicional no calendário iratiense, o rodeio reforça outro traço marcante da identidade local, sendo a valorização do tradicionalismo gaúcho e da cultura campeira.

Promovido pela Prefeitura de Irati, com apoio dos CTGs de Irati e da Provopar, o evento reunirá competidores e público em três dias de provas campeiras, apresentações artísticas, shows e bailes. A proposta é integrar esporte, cultura e convivência comunitária dentro da programação alusiva ao aniversário do município.
PROGRAMAÇÃO DO RODEIO
A programação campeira começa na sexta-feira (17), às 9h, com a disputa do Troféu Cidade, competição por equipes exclusiva para os CTGs de Irati. Às 13h, será realizado o Desafio das 20 Armadas, uma das provas mais aguardadas do rodeio. Ao longo dos três dias, também estão previstas disputas em modalidades como laço adulto, prenda, mirim, juvenil, pai e filho, avô e neto e irmãos, além de provas de rédeas e gineteadas.
Além da parte campeira, o rodeio terá programação artística no sábado (18), com modalidades como declamação, causo gauchesco de galpão, danças gaúchas de salão e danças tradicionais em dupla, envolvendo participantes das categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto, veterano e xirú. A premiação está prevista para as 17h.

Além das provas tradicionalistas, o evento também terá shows e bailes. Na sexta-feira (17), o Grupo Rodeio faz show gratuito de abertura, às 20h, no palco externo. Às 23h, acontece o Baile do Patrão, com animação do Grupo Matizes, no Centro de Tradições. No sábado (18), o público poderá acompanhar gratuitamente o show do Tchê Barbaridade, às 20h, e, mais tarde, às 23h, o Baile do Peão, com o Grupo Minuano. Já no domingo (19), a programação segue com a matinê gratuita para a melhor idade, às 15h, animada pelo Grupo Novo Horizonte, e se encerra às 19h30, com a Domingueira ao som do Grupo Marcação, no Park Dance.
“É o maior rodeio crioulo do Paraná e também é valorização da nossa cultura tradicionalista. Ficamos bastante felizes e motivados em poder celebrar essa grande festa, em respeito também a todos aqueles que fazem o laço cumprido. Sabemos também que não passam apenas iratienses pelo rodeio, mas pessoas de todos os municípios e de todo o Paraná na verdade. É um momento de confraternização e valorização do tradicionalismo, com shows e apresentações, fortalecendo o nosso povo campeiro”, finalizou o prefeito Emiliano.