Sthefany Brandalise
Na manhã de sexta-feira (16) foi realizado o lançamento dos livros do projeto “Tô no Livro”, na cidade de Prudentópolis. O projeto foi realizado pelo escritor Norbert Heinz, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), e teve como objetivo de estimular a criatividade, a busca pelo conhecimento e o trabalho coletivo de cada aluno no processo de criação de um livro, contando nele a sua própria história.
Na primeira etapa da atividade foram disponibilizadas 100 vagas, onde 50 eram para as escolas do interior e 50 para a cidade. A ação contou com o lançamento de 117 livros de novos talentos mirins, que viveram a experiência de escrever, ilustrar e publicar seu próprio livro. Apesar da pouca idade, as histórias falam de aventura, superação e também dos medos.
Participaram do projeto três escolas da cidade, são elas: Colégio Estadual Do Campo Imaculada Conceição da localidade de Ligação,Colégio Estadual Padre José Orestes Preimada da comunidade Linha Esperança e Colégio Estadual Alberto de Carvalho.
Para o Prefeito OsneiStadler, o principal objetivo do projeto é incentivar e promover para as crianças o acesso à leitura e também na produção de textos mostrando sua criatividade. “Os estudantes evoluem em todos os aspectos, despertam o interesse na criança, dela ter essa paixão pela leitura, porque abre janelas e constrói sonhos”, disse.
Ligia Karina Filgueira Santos, gerente do Departamento Cultural de Prudentópolis, comenta sobre a importância do projeto na cidade. “Para o município de Prudentópolis foi um passo significante na formação de cada aluno. Poder expressar as suas ideias através de texto e ilustração, participar do processo de produção e depois ter esse projeto em mãos é gratificante e também se torna um incentivo para essas crianças e adolescentes, e muitos desses alunos frequentam a nossa biblioteca no município. A leitura é a única maneira de chegar em lugares mesmo não estando neles fisicamente, e as crianças tem esse poder da imaginação que é incrível e puro, em poder viajar sem sair do lugar”, disse.
O escritor e responsável pelo projeto Norbert Heinz, ajuda as crianças em todo o processo, desde a escrita do livro até a ilustração, e conta que o objetivo é formar mais leitores na cidade. “Fazendo esse projeto eu percebi que o processo de formação do leitor é mais fácil quando ele está inserido no mundo das literaturas também como autor, assim ele vai se interessar mais pela leitura. Nós também percebemos quais são os alunos que tem potencial para escrita e ilustração, sempre buscando novos talentos”, disse.
No início de 2023, mais cópias dos livros serão entregues para escolas do município, para que toda a comunidade possa ter acesso. Também vão ser feitos pequenos eventos nas escolas participantes, para que os alunos sejam entrevistados como escritores por outros colegas.
“A leitura é a única maneira de chegar em lugares mesmo não estando neles fisicamente, e as crianças tem esse poder da imaginação”
Ligia Karina Filgueira Santos
Estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito Evaldo, a Secretária de Cultura Nadir Vozivoda, a Secretária de Assistência Social Célia Karachouski Schon, os professores da Casa da Cultura e membros do Conselho Municipal de Cultura.