AEN
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) promove até esta sexta-feira (10) um curso presencial de capacitação para nutricionistas da rede estadual. Cerca de 80 profissionais de nutrição que atuam na alimentação escolar participam do encontro, realizado no auditório do Instituto, em Curitiba.
Promovido pelo Departamento de Nutrição e Alimentação (DNA), o curso integra o Programa de Formação Continuada da Alimentação Escolar, que tem como objetivo valorizar e fortalecer o trabalho das nutricionistas responsáveis pela elaboração e supervisão dos cardápios servidos aos estudantes paranaenses.
Na abertura do encontro, na quinta-feira (9),a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, destacou o papel estratégico das nutricionistas na rede estadual. “Cada refeição servida nas escolas representa não apenas a nutrição dos nossos alunos, mas também a construção de hábitos saudáveis e o fortalecimento da educação pública”, disse.
Entre os temas do encontro, alguns destaques como comunicação e liderança, planejamento de cardápios, análise sensorial, agricultura familiar, necessidades alimentares especiais e gestão do Sistema Merenda, garantem uma abordagem multidisciplinar das boas práticas na gestão alimentar.
O chefe do Departamento de Nutrição e Alimentação do Fundepar, Angelo Marco Mortella, enalteceu a relevância do trabalho das nutricionistas. “Muitas vezes, a alimentação escolar é a única refeição que os nossos alunos têm no dia. Então, a missão que vocês cumprem é mágica. Uma das mais bonitas do mundo”.
Além da equipe do Fundepar, participaram da abertura o gerente da empresa Costa Oeste, Guilherme Barbieri, responsável pela contratação das nutricionistas, e o superintendente da Paraná Educação (Preduc), Carlos Tamura.
“Alunos bem alimentados sempre aprendem mais. Nosso objetivo é levar uma melhor qualidade à alimentação escolar, o que consequentemente se reflete em qualidade de vida e em melhores resultados no ensino”, afirmou Tamura.
Logo após a abertura, a coordenadora de Planejamento da Alimentação Escolar, Rosangela Mara Slomski Oliveira, falou sobre as atribuições das nutricionistas e ressaltou a dimensão do programa. “São mais de 1 milhão de refeições servidas diariamente nas mais de 2 mil escolas dos 399 municípios do Paraná. O local de trabalho das nutricionistas é dentro das escolas, verificando e acompanhando todas as demandas que envolvem a alimentação escolar”, destaca.
PROGRAMAÇÃO – O primeiro dia da capacitação foi marcado por palestras sobre responsabilidades profissionais, comunicação assertiva com merendeiras e gestão escolar, teoria e prática de análises sensoriais, e uma oficina de elaboração de relatórios e discussão de casos práticos.
No segundo dia (10), serão realizadas mesas sobre regras nutricionais e legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), planejamento e execução da agricultura familiar, necessidades alimentares especiais, logística e monitoramento da alimentação escolar, e o gerenciamento de informações no Sistema Merenda.
A diretora administrativo-financeira e presidente interina do Fundepar, Noemi Beatriz Grünhagen, afirmou que a capacitação reafirma o compromisso da instituição com a qualidade nutricional e educacional. “Este encontro é muito mais do que aprendizado técnico: ele reforça o compromisso do Instituto com a qualidade da alimentação oferecida aos nossos estudantes. A alimentação é um dos pilares do processo de ensino: contribui para a concentração, o bem-estar e até para a permanência dos alunos na escola”, afirmou.